Fases do ciclo menstrual

Os ovários contêm aproximadamente 400.000 folículos no nascimentos. Porém, somente 0,1% deles amadurecerão para a ovulação.

Dias 0-14 do ciclo menstrual:

Nestes dias, os ovários estão na fase folicular e o útero na fase proliferatva. Durante a fase folicular, hormônios estimulam o desenvolvimento dos folículos. Pelo dia 5 ou 6, um folículo dominante (que contém um ovo para ser lançado) emerge e os demais regressam. Durante este tempo, o utero, na sua fase proliferativa por estímulo do estrógeno, faz com que o endométrio possa crescer de 1 a 3mm após a menstruação até 6 a 8mm até a ovulação. A ovulação (liberação do ovo maduro pelo ovário) e captação pelas trompas ocorre geralmente entre os dias 12 e 16 do ciclo.

Dias 12-16 do ciclo menstrual:

A ovulação ocorre quando o ovo do folículo dominante (medindo de 1.8 a 2.5cm pelo ultrasom) é lançado pelos ovários e começa a descer pela trompa até o interior do útero. O endométrio geralmente estará entre 6 a 8mm nesta etapa, e pode ser engrossado sob a influência de medicamentos para a fertilidade.

Dias 14 a 28 do ciclo menstrual

Nestes dias, os ovários estão na fase lútea e o útero na fase secretora. O LH (hormonio luteinizante) induz a formação do corpo lúteo (que se degenera se ocorrer uma gravidez. O útero ainda segue crescendo sob a influência do estrógeno e da progesterona. As glândulas ficam aumentadas e, se não ocorrer uma implantaçãp, o endométrio começa a descamar após o dia 28 do ciclom atinge, geralmente de 10 a 16mm.

Dia 1

A menstruação ocorre e o ciclo começa novamente. Leva de 5 a 7 dias para eliminar cerca de 1cm de endométrio.

International Ashermans Association

This book is dedicated to telling stories of women who were given no hope by their doctors but ended up with babies. 

Click here to order your copy of the silent syndrome @$14.99.

Conditions of third party use

Contents from this website may be reprinted only under the condition that the content is credited to International Ashermans Association and a URL link i.e.  http://www.ashermans.org/ 
is included.