Joana's Story

Fui diagnosticada com sinéquias (ou adesões) uterinas em Março de 2010, depois de andar a tentar engravidar de um 2º filho há 2 anos.

As adesões terão surgido no parto da minha filha em 2005. A minha filha nasceu de cesariana, depois de 12 horas de parto sem conseguir dilatação.

Na cesariana, a médica verificou que a placenta estava muito agarrada às paredes do utero e teve que a arrancar.

Nessa altura referiu que isso poderia dificultar uma 2ª gravidez e receitou-me de imediato um tratamento hormonal (julgo que estrogenio) para regeneração do endométrio. Quando tive o 1º periodo após o parto, a mesma médica disse que o aparecimento da menstruação indicava que não haveria problema. Na altura referi que a minha menstruação era mais ligeira, ao que ela me respondeu que isso era normal após se ter um filho.

Só 3 anos mais tarde voltei a pensar nisso, quando comecei a achar que estava a demorar muito tempo a engravidar. A mesma médica referiu que eu devia andar stressada e que não podia pensar no assunto. Ao fim de 16 meses pediu-me para fazer curvas de temperatura basal e após 18 meses sem engravidar receitou-me dufine para estimulo da ovulação.

Foi nesta altura que decidi consultar um especialista na area da infertilidade. Esta 2ª médica desconfiou de imediato de consequências do 1º parto e fez-me uma série de exames. A histerossalpingografia identificou um utero que não poderia receber e fixar um ovulo e um endometrio irregular. Tentei fazer uma 1ª histeroscopia de diagnostico para se ver a extensão das sinéquias, mas tal não foi possível. A 4 de Agosto de 2010 fiz então uma histeroscopia cirurgica para remoção das sinéquias, na qual se detectou que tinha o colo do utero praticamente fechado e a parte superior direita colada. A histeroscopia permitiu recuperar a cavidade, e agora é esperar até ao fim de Setembro para saber se as adesões voltaram a formar-se ou não. Entretanto estou a tomar estradiol.

A espera é difícil, e o não saber também é difícil. Também é dificil aceder a informação e ter algumas respostas imediatas... O forum tem ajudado nisso!

International Ashermans Association

This book is dedicated to telling stories of women who were given no hope by their doctors but ended up with babies. 

Click here to order your copy of the silent syndrome @$14.99.

Conditions of third party use

Contents from this website may be reprinted only under the condition that the content is credited to International Ashermans Association and a URL link i.e.  http://www.ashermans.org/ 
is included.